Vale a pena contribuir com o inss?
15347
post-template-default,single,single-post,postid-15347,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-18.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive

Vale a pena contribuir com o inss?

Vale a Pena Contribuir com o INSS (foto: internet)

Vale a pena contribuir com o inss?

Se você deseja saber se realmente vale a pena contribuir com o INSS e deseja saber como agendar INSS para tirar suas dúvidas fique por aqui, sabemos que os que podem optar por pagar o INSS ou não são autônomos em geral.

Sabemos que em tempos de queda fiscal e até mesmo das novidades da reforma da previdência que neste momento está em discussão, todas as pessoas acabam ficando com receio e acabam em dúvidas sobre sua aposentadoria. O fato é que o regime da previdência acaba parecendo muito inseguro, complicado o que ainda nos remete à uma dúvida: realmente vale a pena contribuir para o INSS?

Saiba mais sobre o INSS

Sobre o INSS precisamos saber que o mesmo na verdade não passa de uma poupança “forçada”, sendo que essa poupança em questão foi criada para fins de aposentadoria. Sendo assim, na realidade, o INSS acaba sendo uma espécie de direito que foi efetivamente adquirido brasileiros em geral, lembrando que os benefícios provém da própria Previdência Social.

Além do mais, é preciso saber ainda que dentro da previdência social de fato existem exatamente dois regimes sendo que estão divididos em: Regime Geral e o Regime Próprio. Saiba que o primeiro regime acaba por abrigar todos os trabalhadores que efetivamente são assalariados e que contribuem nesse regime, já o segundo acaba por abrigar diretamente os servidores públicos que possuem teto remuneratório e benefícios próprios.

Entenda ainda que mesmo que você não exerça ainda nenhuma atividade profissional remunerada ou regida pela CLT, todo cidadão que for brasileiro pode efetivamente contribuir para o INSS e por fim garantir seu direito na aposentadoria, dentre outros benefícios.

Porém, sabemos que definir exatamente com qual valor devemos contribuir por mês pode ser uma das escolhas mais difíceis, sendo que entre as opções de alíquotas existentes pode permitir com que fiquemos bem confusos.

Entenda as opções de alíquotas disponíveis

Veja aqui as opções de alíquotas disponíveis para entender em qual dos benefícios deseja investir:

1 – Alíquota incidente de 5% sobre o mínimo

Saiba que que esse percentual de exatos 5% é reincidente sobre o salário mínimo de fato acaba correspondendo ainda à contribuição essa que é destinada às famílias que possuem pouca renda. Sendo assim, que o INSS recolha este valor, de fato essa pessoa deverá preencher alguns requisitos:

  • Precisa ser de família com renda baixa e com inscrição no CadÚnico sendo que é necessário que o mesmo esteja atualizado justamente nos últimos 2 anos;
  • Não ter renda própria;
  • Dedicar-se por completo ao trabalho doméstico e não exercer nenhuma atividade remunerada;

Essa alíquota dá direito somente a aposentadoria por idade!

2 – Alíquota de 11% sobre o mínimo mais conhecido como Plano Simplificado

Somente possui direito de contribuir com 11% aquele contribuinte que realmente não presta serviço e principalmente não tem relação alguma com pessoa jurídica, o mesmo somente conseguirá ter direito a aposentadoria por idade.

3 – Aposentadoria por idade com contribuição de 11%

Os contribuintes com essa alíquota podem se aposentar com a nova previdência homens com 65 anos e mulheres com 62 anos de idade, o benefício é concedido somente por idade.

4 – 20% de alíquota sobre remuneração

Esse percentual deverá ser entregue pelo contribuinte que possui interesse em conseguir se aposentar por tempo de contribuição, teste também vale para aqueles que desejam receber um valor acima do salário mínimo desde que opte pela aposentadoria por idade.

Saiba como agendar INSS

Você pode agendar INSS para conferir demais dúvidas que tenha a respeito, para isso basta entrar no Portal Meu INSS ou ainda ligar para o 135 e obter mais informações! Saiba que vale a pena contribuir para o INSS porque garante maior segurança, no entanto, o ideal é não investir apenas nesse sistema!

Nenhum comentário

Deixe um comentário